Ao partir da suposição de que os serviços públicos educacionais, assim como todo e qualquer serviço prestado à população, têm como meta principal a satisfação das necessidades do cliente, o presente estudo tem como eixo central de investigação a pesquisa em torno do grau de satisfação do corpo discente da Universidade Federal de Campina Grande, quanto aos serviços prestados pela Pró-Reitoria de Ensino, setor administrativo responsável por toda a trajetória acadêmica dos alunos dos cursos de graduação, do ingresso e efetivação de vínculos, através de editais públicos de convocações referentes aos processos seletivos, para cadastro; à conclusão do curso, com a expedição e registro de Diplomas. Uma boa gestão no setor de trabalho é, em grande parte, responsável pelos resultados alcançados por sua equipe de funcionários. A Pró-Reitoria de Ensino possui um corpo técnico-administrativo que se subdivide em diversos setores, para lidar com as especificidades da vida acadêmica, pois muitas são as diferentes incumbências do setor e variadas são os problemas que surgem, no decorrer da trajetória acadêmica de cada graduando, gerando controvérsias sobre as mais diversas questões, cujas decisões precisam ser pautadas nas normas institucionais, deliberadas por seus órgãos superiores e fundamentadas na legislação educacional brasileira, bem como nos direitos civis e humanos estabelecidos na Constituição. O compromisso com o direito à educação pública de qualidade para a formação de jovens profissionais brasileiros e, mais especificamente, da Paraíba, faz parte da missão institucional designada pela UFCG. Assim, procurar evidenciar como se dão as relações entre os funcionários da Pró-Reitoria de Ensino com os estudantes de graduação, no que se refere ao atendimento de suas necessidades, se coloca como meta principal deste estudo. Desse modo, uma pesquisa realizada com um percentual do corpo discente do campus de Campina Grande, sede administrativa dessa instituição de ensino superior e onde é ministrada a maioria dos cursos oferecidos, buscou relatar sua satisfação quanto à presteza e agilidade de atendimento, quanto ao tratamento dispensado aos estudantes, bem como, às questões de justiça nas decisões acerca de suas decisões.
DATA: 2010
AUTOR: Avelina do Nascimento
ORIENTAÇÃO: Normana Natália Ribeiro dos Passos,
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia (Especialização em Gestão Pública)
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Administração