Diversos são os fatores que possuem relação de influência para que os trabalhadores tenham sua saúde física ou mental afetados no ambiente de trabalho. Partindo desse pressuposto, essa pesquisa busca identificar as principais causas e enfatizar como a gestão na empresa pode reduzir os índices de doenças ocupacionais. O objetivo geral é evidenciar como uma gestão eficaz e humanizada pode influenciar na redução dos níveis de doenças ocupacionais e contribuir para que os funcionários se sintam motivados e satisfeitos no ambiente laboral. Tendo como objetivos específicos, mostrar que uma gestão mal executada nas empresas pode contribuir para o surgimento ou piora do nível de saúde e integridade física e emocional dos funcionários. A metodologia utilizada foi, primordialmente, uma pesquisa bibliográfica. No decorrer do trabalho, partimos de apontamentos sobre como a gestão de uma empresa, através de falhas na liderança e no clima organizacional, podem afetar de forma negativa a vida do funcionário, resultando em uma má qualidade de vida no ambiente de trabalho e no surgimento de doenças ocupacionais. Pode-se concluir que a atuação de psicólogos, junto a uma gestão eficaz, na empresa, possuem como objetivo colocar em prática ações que irão auxiliar a inspeção e manutenção da qualidade de vida do funcionário e atuar com práticas de retenção, treinamento, desenvolvimento e motivação. Dito isto, nossas considerações finais mostram que a gestão que atua de forma humanizada e preocupa-se com a integridade física e emocional dos funcionários, auxiliam nos índices de redução de doenças ocupacionais e como resultado, também terão melhorias em seus níveis de serviço.
DATA: 2023
AUTOR: Ingrid Januário Guimarães
ORIENTAÇÃO: Maria Zita Almeida Batista dos Santos
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Artigo
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Administração