Continuamente a violência tem se constituído historicamente na realidade da sociedade. É constante o aumento de violência na sociedade, em especial no ambiente escolar, e isso implica que pode estar relacionada à diversos motivos. Com isso, objetivou-se com esse estudo explorar a abordagem da violência na escola sob diferentes aspectos, presentes na literatura histórica e contemporânea. Quanto aos procedimentos metodológicos, essa pesquisa possui cunho qualitativo, utilizando-se como procedimento o levantamento bibliográfico para coleta e análise de dados. Como resultados obtêm-se uma discussão sobre o fenômeno da violência na escola e as consequências disso para o ensino-aprendizagem dos estudantes, discutiu-se também sobre o histórico e panorama brasileiro da violência escolar e suas perspectivas legais, bem como o bullying e cyberbullying, e o papel da escola, família e sociedade no enfrentamento deste fenômeno. A violência escolar atinge todas as classes, sendo alguns espaços mais abarcados por esses atos, em especial pela complexidade das desigualdades sociais que atingem todas as escolas do Brasil; é a partir da reflexão sobre essas desigualdades que se inicia a prevenção da violência nas escolas.

DATA: 2019

AUTOR: Allyson Henrique Andrade de Oliveira