O presente trabalho aborda o tema Alpargatas: estudo de caso sobre a comunicação interna da empresa. Esta pesquisa busca verificar a importância da comunicação interna para a eficácia organizacional de uma empresa, tomando como objeto de estudo a fábrica São Paulo Alpargatas. Como ocorre em toda empresa, o público interno é o responsável direto pelo bom desempenho de uma organização. Não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados se a mesma não estiver bem informada. A comunicação interna, neste sentido, é algo prioritário, que merece grande atenção, inclusive por parte da cúpula da empresa. Mas, para isto, não basta que a comunicação ocorra. É preciso que o conteúdo seja efetivamente aprendido, para que os funcionários estejam em condições de uso ou que sejam informados, de forma eficaz. O estudo foi realizado na própria organização. Foi analisado o perfil da empresa e de seus funcionários. Diante da avaliação feita, percebemos que a comunicação interna é de fundamental importância para o bom desempenho dos funcionários nas suas atividades. Questionário aplicado entre os mesmos identificados que, em média, 85% do público interno da São Paulo Alpargatas (resultados percentuais com a soma dos percentuais de cada resposta do questionário dividido pelo número de questões aplicadas) considera importante e eficiente a comunicação interna realizada na empresa.

DATA: 2010

AUTOR: Maremília Leite de Andrade

ORIENTAÇÃO: Orlando Ângelo da Silva

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia (Especialização em Gestão Pública)

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Administração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *