O evento “O Maior São João do Mundo”, com um público diversificado e uma
programação eclética, tem se adaptado às mais diferentes necessidades, sendo,
inclusive, produzido e transmitido de forma remota durante a pandemia de Covid-19
(2021), provável reflexo de estar sendo comemorado o seu quadragésimo ano. Dos
elementos regionais às referências religiosas, o evento carrega consigo a valorização
da cultura nordestina. Por isso, investigamos e analisamos a presença do primeiro
jingle oficial do evento, que surgiu nos primeiros anos e se consolidou até a edição
atual da festividade, realizada em 2023. A partir disso, foi analisado o jingle como uma
peça publicitária marcante e presente nas campanhas, de forma individual ou como
trilha sonora em comerciais veiculados em redes sociais e emissoras de televisão.
Assim, a partir da investigação a respeito do tema – o jingle como uma produção
publicitária que se destacou entre as campanhas do Maior São João do Mundo,
atentou-se para o fato de sua longevidade dentre as produções publicitárias, de seu
alcance nacional e internacional, outrora produzido por Cacá Teixeira e Capilé para a
Prefeitura Municipal de Campina Grande-PB. Para isto, realizamos pesquisas
bibliográficas, descritiva e explicativa acerca dos assuntos abordados e entrevistas
com os criadores da letra, melodia e voz. Por fim, acreditamos que a pesquisa e o
conteúdo escrito deste trabalho têm um valor significativo para lançar luz sobre a
cultura popular do São João de Campina Grande por meio de um anúncio de áudio,
altamente persuasivo, e que transmite com eficácia as características regionais e
únicas da festa e da região.

DATA: 2023

AUTOR: Vanessa Matias Diniz

ORIENTADOR: Adelino Pereira da Silva

TIPO DE PUBLICAÇÃO:  Artigo

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *