O mundo empresarial está em constante mudança, à adaptação do mercado empresarial é
primordial para uma boa prestação de serviços, essas mudanças levam as empresas de vendas
de veículos seminovos a buscarem novas ferramentas para alavancar suas metas, dentre elas,
as plataformas digitais vem ganhando destaque no mercado de vendas, o alcance rápido ao
cliente bem como a facilidade de acesso ao produto e escolhas no processo de compra
transformou essa ferramenta em uma das principais opções para o cliente final. Neste
contexto, propõe-se o seguinte questionamento: qual é a influência das plataformas digitais
nas decisões de compra dos consumidores? O objetivo deste trabalho é através de um estudo
de caso com a empresa Autoshopping Campina traçar um perfil do mercado de seminovos na
cidade de Campina Grande, PB, identificando de que maneira as mídias sociais podem
contribuir para o aumento das vendas. A fundamentação teórica baseia-se em estudos
bibliográficos com livros, artigos científicos, conteúdo on-line entre outros, sobre marketing,
as plataformas digitais e o mercado de vendas de automóveis, foram citados autores como:
Appolinário, Gil, Marconi e Lakatos, Yin, Etzel, Kotler, Santaella entre outros, e sites como:
Infoescola. A metodologia utilizada quanto a abordagem configura-se como quantitativa,
quanto aos objetivos caracteriza-se por ser descritiva, quanto aos métodos um estudo de
campo e estudo de caso, quanto aos procedimentos técnicos foi aplicado um questionário com
um quantitativo de 50 clientes do Autoshopping Campina, sendo 30 mulheres e 20 homens. A
análise ocorreu de forma quantitativa, os dados foram coletados pelo autor do presente estudo,
entre os meses de abril e maio de 2021. Os resultados verificados mostraram que o perfil é
formado em sua maioria por mulheres, que as plataformas digitais vêm ganhando espaço cada
vez maior nas consultas e decisões de compra dos clientes, entre elas a de maior destaque para
esse estudo foi o Instagram com porcentagens acima de 61% dos pesquisados, em segundo o
site da empresa com 39%. Por fim, como conclusão as plataformas digitais se mostraram
vitais para a formação e conquista de novos clientes e seus efeitos no mercado de automóveis
seminovos em Campina Grande se mostraram satisfatórios, para os clientes do Autoshopping
Campina formadores da amostra estudada as plataformas digitais tiveram efeitos positivos, e a
empresa citada provou estar na direção certa com investimentos na página da empresa no
Instagram já que foi a plataforma digital de maior alcance para o publico alvo.

DATA: 2021

AUTOR: Thiago Freitas Farias

ORIENTADOR: Valdeci Feliciano Gomes

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Administração

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