A forte concorrência afeta as empresas quando se diz respeito à conquista e fidelização dos consumidores, chegando a ocasionar o encerramento de muitas que não se adequam ao mercado atual, e não busca por melhorias constantes de suas atividades, visando estabelecer o diferencial. Os consumidores encontram-se cada vez mais conscientes e exigentes, e desejam obter produtos/serviços de qualidade que além de atender suas necessidades, esperam que suas expectativas sejam atendidas de forma coerente de acordo com seus direitos. Nesse caso o trabalho apresenta um contexto breve sobre o conceito e a importância do estabelecimento da qualidade total na empresa. Levando em conta a execução da qualidade no atendimento ao consumidor, método que vem ganhando prestígio no decorrer dos anos como uma prática de sucesso através da satisfação dos consumidores, tendo-se como diferencial diante da ampla concorrência. Para este efeito, as estratégias desempenhadas a partir desde o desenvolvimento do endomarketing em melhorar o clima organizacional, com a valorização, treinamento e motivação do cliente interno e preservação da reputação da empresa, com intuito de assegurar o respeito e a ética ao consumidor. Para melhor compreensão dos fatos. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a qualidade no atendimento como diferencial competitivo através de uma abordagem qualitativa, utiliza método dedutivo e estabelece procedimentos bibliográficos de conceituados autores e pesquisas elaboradas por populares empresas que comprovem apresenta os meios para alcançar a fidelização e a prospecção de novos clientes ao adquirir melhorias no relacionamento pessoal ao consumidor e estabelecer vantagens competitivas aos seus concorrentes. Além de apresenta como exemplo a empresa de cosmético líder no mercado nacional, Natura. Referência em atendimento ao cliente, a companhia é bem renomada por apresentar um ótimo posicionamento no mercado mediante suas ações de sustentabilidade, respeito e humanismo com o ser humano e a natureza.

DATA: 2021

AUTOR: Joyce Mayara Nunes de Souza

ORIENTADOR: Magna Sueli Clemente Barros

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Administração

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