A vida humana está cada vez mais longa e multifacetada. O que se observa no contexto atual, são pessoas com dificuldades no âmbito emocional para enfrentar momentos de crise, pressão, frustração, angústias e perdas, resultando em indivíduos com problemas em manter seus empregos e a qualidade de vida. Em vista da importância das necessidades emocionais nas relações diárias, atualmente, surgiu a necessidade de se discutir sobre a construção da Inteligência emocional e qualidade de vida no ambiente de trabalho, o que antigamente, acreditavam não ser uma urgência. O problema desta pesquisa consistiu em averiguar qual a importância da inteligência emocional para alcançar a qualidade de vida no ambiente de trabalho? Assim, o objetivo deste estudo buscou propor a partir da triangulação entre inteligência emocional, qualidade de vida e contexto organizacional entender a importância do controle emocional para obter qualidade de vida no dia a dia frente ao ambiente de trabalho e possui como objetivos secundários conceituar inteligência emocional; relacionar inteligência emocional e qualidade de vida e descrever relações entre os construtos de inteligência emocional no ambiente de trabalho. O trabalho configura-se como uma pesquisa bibliográfica, com análises qualitativas e descritivas de periódicos que abordam a temática. Conclui-se que pessoas que aprendem a desenvolver a inteligência emocional passam a elaborar melhor suas ideias, definem uma personalidade própria e têm mais probabilidade de desenvolver uma vida com qualidade, têm habilidade para o trabalho em equipe, conseguem manter o equilíbrio consigo mesmo e com os outros e, além disso, são mais eficientes e cooperativas.

DATA: 2021

AUTOR: Stella Souto Silva

ORIENTADOR: Magna Sueli Barros Dantas

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Administração

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