O presente trabalho é uma análise dos fatores que determinam o comportamento feminino, por meio de uma revisão bibliográfica e do estudo de caso do filme Os Delírios de consumo de Rebeca Bloom. Tendo como base a análise da inserção da mulher no cenário de consumo a compulsividade e aceitação no meio social. Com isso revisitamos conceitos de identidade, comportamento do consumidor, cultura, cinema além de perceber como a publicidade está sendo atribuída na trama e a sociedade contemporânea, abordando assim a relação entre comunicação, consumo e identidade apresentados no filme. O mesmo selecionado para este estudo de caso é representativo para a temática da pesquisa por possuir menções à marcas de moda, por toda a trama, figurino, cenário e não só aborda as marcas, mas principalmente, mostra o consumo compulsivo feminino apresentado pela personagem Rebeca, pois o desejo de comprar é sempre mais e para ela estar na moda, como forma de constituição de habitar imaginário e aceitação social. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados autores que discutem sobre identidade, a exemplo de Baudrillard (2003), Lipovetsky (1987) e Hall (2011) além Sant’Anna (2002), que nos ajuda a conceituar a Propaganda e Kotler e Armstrong (2007) que contribuíram para discutirmos sobre marca e produto, temas de grande importância na obra analisada.

DATA: 2012

AUTOR: José Emanuel Pinto Queiroz

ORIENTAÇÃO: Fábio Ronaldo da Silva

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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