Sabe-se que o comportamento do consumidor é a investigação das atividades diretamente envolvidas em obter, consumir e dispor de produtos e serviços, incluindo os processos decisórios que antecedem e sucedem estas ações. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar na percepção dos discentes do curso de Comunicação Social da CESREI, por ordem de importância, os fatores que influenciam no comportamento de compra de aparelhos celulares. Assim, as organizações deverão atrair, manter e satisfazer clientes, considerando que o cliente satisfeito irá ampliar grandemente a sua lucratividade e competitividade. Logo, justifica-se pela importância de se compreender o comportamento dos consumidores no processo de decisão de compra por aparelhos celulares. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada a metodologia, baseada em pesquisas exploratória, descritiva, bibliográfica, de campo, qualitativa e quantitativa envolvendo uma amostra de 50 alunos do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da CESREI. As dimensões da pesquisa foram: os fatores culturais (cultura, subcultura e classes sociais); sociais (grupo de referência, família e papeis e status); pessoais (idade e estágio do ciclo de vida, ocupação, condições econômicas, estilo de vida e personalidade); psicológico (percepção, aprendizagem, memória, crenças e atitudes). O instrumento utilizado foi um questionário com 15 (quinze) perguntas objetivas, sendo uma assertiva para cada variável e 01 (uma) subjetiva, que foram mensuradas através de três categorias adaptadas da escala Likert, quais sejam: concordância, neutralidade e discordância. Nos resultados obtidos, a maioria concordou que todos os fatores trabalhados influenciam o comportamento do consumidor, destacando-se como mais relevantes, os fatores pessoais; e como menos importantes, os culturais.

DATA: 2012

AUTOR: Elaine Cristina Rodrigues Oliveira

ORIENTAÇÃO: Maria Dilma Guedes

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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