O objetivo geral desse trabalho é analisar, comparativamente, os posicionamentos das marcas Mormaii, Quiksilver e Oakley atuantes no mercado de artigos esportivos. Para tal estabeleceu- se como objetivos específicos (1) caracterizar o mercado-alvo de cada maca. (2) definir a natureza da concorrência dessas marcas. (3) identificar os pontos de paridade e diferença das marcas. Para isso utilizou-se de uma linha de estudos analisando a construção da marca, desde sua origem até o produto final para os consumidores. Busca-se conhecer, o histórico das marcas, as suas origens, os fatores que alavancaram a consolidação no mercado atual e as estratégias adotadas para a construção da identidade das marcas. Foi feita uma análise dos produtos e das publicidades lançadas pelas marcas, utilizando imagens colhidas em fontes de segurança das próprias marcas. A pesquisa caracteriza-se como, qualitativa, descritiva e estudo de caso. Foram analisadas 51 imagens e 1 quadro, as imagens serão analisadas a fim de entender a construção da imagem das marcas para os seus consumidores, as linguagens, ideologias, conceitos, dessa forma ajudando a entender como são utilizadas as estratégias de posicionamento de marca. Conclui-se que as associações descritas nesse trabalho científico descrevem as semelhanças e diferenças encontradas nas marcas Mormaii, Quiksilver e Oakley, para o mercado de artigos esportivos outdoor (radicais).

DATA: 2011

AUTOR: Catarina Almeida Castro Pereira

ORIENTAÇÃO: Carlos Alberto Ximenes Carneiro da Cunha

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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