Este estudo analisa o construto storytelling como elemento da persuasão das
campanhas publicitárias direcionadas aos LGBTQIA+ por meio de uma pesquisa
exploratória. Assim, objetivou-se explorar, utilizando a revisão bibliográfica, o aspecto
histórico e reconfiguração da publicidade, a representatividade LGBTQIA+ nas
produções publicitárias, a persuasão como elemento importante da publicidade e o
instrumento de storytelling. Na pesquisa foi analisado a campanha publicitária “Nunca
es tarde para ser quien eres”, da Doritos México (2021), por meio da análise de discurso
de linha francesa. Com os dados obtidos, a partir da análise do discurso da peça, viu-se
que os discursos possuem complexidades em seu trajeto, e o aporte teórico sóciohistórico ajuda a entender algumas das vozes não ditas; a publicidade híbrida tendo
como aporte o storytelling; e a publicidade social pode aumentar significativamente a
persuasão de sua mensagem direcionados à causa LGBTQIA+, comprovado pelos
níveis de participação e envolvimento dos usuários com a peça.

DATA: 2021

AUTOR: José Geraldo de Araújo Ramalho Filho

ORIENTADOR: Adelino Pereira da Silva

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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