A Internet atua como um dos meios de comunicação para as campanhas publicitárias e este acontecimento se deve a expansão das pessoas com acesso à Web. A revolução tecnológica do momento favorece a publicidade online ao passo que as campanhas são difundidas para um maior público alvo em uma menor velocidade, diminuindo o valor dos gastos da empresa anunciante, deste modo, a Web se caracteriza como um importante canal para publicidade, onde as vantagens não se reduzem ao anunciante. Logo, este estudo teve como objetivo traçar o perfil das principais agências publicitárias da cidade Campina Grande quanto ao seu trabalho na área digital. No que concerne a metodologia, o estudo teve uma abordagem descritiva e foi realizado em duas etapas, a primeira consistiu em uma pesquisa bibliográfica, utilizando como método uma revisão sistemática daquilo que já foi publicado em livros e em publicações de artigos e matérias online para analisar como encontra-se o uso do marketing digital nas agências de publicidade e a segunda etapa consistiu na identificação das principais agências da cidade, no total de nove empresas. Estas empresas foram contactadas e aceitaram participar da pesquisa, onde foi aplicado um questionário com a finalidade de descrever como ocorre o uso da área digital. Foram assim analisados a quantidade de clientes na área digital atendidos pelas agências, as ferramentas mais utilizadas para o trabalho na área digital, a predominância na formação dos profissionais que trabalham com redes sociais e a realização de cursos de atualização por estes, a utilização de Links Patrocinados e Adwords pelas agências e a produção de sites, a faixa de preço (R$) cobrada para trabalhar com Redes Sociais, o processo de transição da publicidade tradicional para ações digitais, o maior erro a ser evitado em Redes Sociais e a aceitação dos clientes em usar Marketing Digital. Diante do exposto nesse trabalho, foi possível perceber que as agências de publicidade de Campina Grande têm avançado casa vez mais no uso da área digital, uma vez que o número de clientes está crescendo consideravelmente devido aos resultados positivos que tal área tem atingido.
DATA: 2014
AUTOR: Felipe Eric Sarmento Bezerra
ORIENTAÇÃO: Urbano Vilar de Carvalho Júnior
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade