O presente trabalho tem como principal tema a publicidade nas redes sociais online, com o objetivo de mostrar como as empresas podem utilizar essa ferramenta para se reposicionar dentro do mercado. Buscamos compreender a evolução da internet, a presença das empresas no ambiente virtual, o comportamento do novo consumidor nesse meio de comunicação que permite a interação entre empresa e consumidor e o diálogo estabelecido entre eles, compreendendo que o consumidor possui voz ativa nesse diálogo. Diante do novo cenário virtual, surge o desafio para as empresas de se inserirem nesse ambiente, entendendo que não basta estar presente, mas que se faz necessário compreender a dinâmica e se adequar a ela, para que os clientes sejam defensores e disseminadores da mensagem da empresa, transmitindo-a aos seus contatos de forma viral. Sendo assim, a questão norteadora do nosso trabalho se apresenta da seguinte forma: como as empresas podem inserir sua publicidade no ambiente virtual através da rede social Facebook para modificar sua imagem diante do consumidor? Para responder esse questionamento, observamos a campanha comemorativa de 100 anos da marca de biscoitos OREO, veiculada especificamente no Facebook, baseada em uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando o método de análise de conteúdo. A pesquisa observou que a empresa OREO gerava conteúdo de acordo com o assunto que o público falava nas redes sociais, dessa forma, tornou-se mais fácil o diálogo positivo entre empresa e consumidor, já que a mensagem era bem recebida pelo público- alvo. Com isso, concluímos que o estudo do comportamento do consumidor nas redes sociais através da observação, permite que a empresa tenha maior probabilidade de sucesso no desempenho de suas campanhas virtuais.

DATA: 2014

AUTOR: Pedro Diego Pinto

ORIENTAÇÃO: Verônica Almeida de Oliveira Lima

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *