O presente trabalho tem como proposta analisar através de uma perspectiva semiótica o logotipo da Starbucks, empresa americana de café criada em 1971 e que se tornou uma das principais vendedoras de café para o público de médio a grande poder aquisitivo. Buscamos compreender o processo criativo de um logotipo e quais as mensagens que estão sendo passadas por este. Baseando-se nos estudos propostos por Peirce, considerado pai da semiótica, que define o estudo da semiótica em categorias, mais precisamente em tricotomias (primeiridade, secundidade e terceiridade), faremos nossa análise sobre os quatro logotipos apresentados pela Starbucks ao longo dos seus 40 anos. Importante destacar que o logo torna-se o principal cartão de visita de uma empresa, caracterizando e representando-a, através de suas formas, cores e símbolos. Para o desenvolvimento da pesquisa aqui apresentada, foi utilizado o método semiótico peirciano e procedimentos de pesquisa bibliográfica, buscados em livros, periódicos e sítios eletrônicos.

DATA: 2016

AUTOR: Hellyson Virginio da Silva

ORIENTAÇÃO: Fábio Ronaldo da Silva

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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