A tendência mundial é a terceirização de serviços nas organizações, de qualquer natureza. Especialmente no serviço público, esta mudança vem sendo muito acirrada, tanto no setor público quanto no setor privado. O Estado passa a terceiros, a execução de atividades que são secundárias, ou seja, atividades meio, como: vigilância, limpeza e conservação, ficando apenas com as principais para a execução direta do Estado. O presente trabalho vem avaliar o processo de terceirização no SINE municipal. A maneira como foi implementado, suas falhas, benefícios, a visão dos funcionários, enfim emprega-se diversas vertentes para avaliação do tema como um todo. Como objetivo principal tem-se: analisar o processo de terceirização no serviço público verificando quais os pontos positivos e negativos que este sistema oferece. Os objetivos específicos são: identificar a partir das respostas dos terceirizados, se eles se consideram servidores públicos ou meros prestadores de serviços; verificar a opinião dos servidores do quadro permanente sobre a qualidade dos serviços prestados pelo terceirizados; Observar a opinião dos servidores (efetivos e terceirizados) se há uma efetiva economia nos cofres públicos com a terceirização. A pesquisa foi feita a partir de um estudo de caso e utilizou-se a pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário que foi preenchido pelos terceirizados e funcionários do quadro permanente do SINE Campina Grande. Como resultados de pesquisa detectou-se que a maioria das respostas obtidas foi favorável a terceirização, tanto por parte dos funcionários do quadro efetivo quanto pelos próprios terceirizados. Com relação ao nível de conhecimento dos funcionários terceirizados, as respostas dos funcionários efetivos foram positivas com relação ao trabalho deles. Quanto às questões que envolveram economia, qualidade e eficiência no processo de terceirização, todos concordaram que a terceirização tem contribuído para estes aspectos. Mas não deixaram de reconhecer que a diferença salarial entre os servidores efetivos e os terceirizados constitui-se em um problema uma vez que, os terceirizados prestam os mesmos serviços, mas recebem salários inferiores aos funcionários efetivos.

DATA: 2010

AUTOR: Vera Lúcia Brito Braga Farias

ORIENTAÇÃO:  Mary Delane Gomes da Costa

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia (Especialização em Gestão Pública)

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Administração

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