O processo de compras de bens e serviços na Administração Pública está regulamentado pela Lei 8.666/93 e demais legislações associadas, as quais estabelecem as modalidades que poderão ser empregadas nos processos licitatórios. Este trabalho compreende o processo de aquisição de bens e serviços comuns em uma instituição de ensino superior de Campina Grande – PB, através da modalidade de “Pregão Eletrônico”. O estudo de caso, de viés documental e qualitativo, é realizado através da análise dos dados coletados no SIASG/COMPRASNET, sitio de compras do Governo Federal, e do SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal). Os principais objetivos compreende a averiguação dos efeitos positivos decorrentes da racionalização administrativa e simplificação processual no certame licitatório denominado pregão eletrônico, evidenciando as ocorrências de ganho significativo de tempo no processamento destes, demonstrando a redução de custos e o tempo necessário para á conclusão das aquisições. A metodologia empregada delimitou-se no estudo de caso, pesquisa documental e quantitativa, constituído principalmente de livros, artigos no módulo científicos e procedimentos licitatórios publicados SIASG/COMPRASNET e SIAFI. Os dados compilados demonstraram a possibilidade de obtenção de resultados positivos decorrentes da utilização procedimento/modalidade. A racionalização administrativa e simplificação nos procedimentos culminaram com a redução dos custos e tempo na aquisição de bens e serviços demandados pela administração.

DATA: 2010

AUTOR: Lucélia Melo Maracajá

ORIENTAÇÃO: Lucienio Teixeira

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia (Especialização em Gestão Pública)

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Administração

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