O marketing verde teve seu maior crescimento, ao surgir os novos mercados ambientalmente corretos, que fez com que aumentasse a procura das empresas por novas estratégias, ampliando o consumo por produtos “verdes”. A busca por esse novo tipo de estratégia dentro do marketing também vem relacionando com os problemas ambientais do planeta. Quando se emprega o marketing verde geram beneficios para os consumidores e para as empresas, acrescentando uma nova ética em relação ao meio ambiente. Com ajuda de análises ao mix de marketing da empresa, é possível influenciar as vendas e utilizar estratégias que agreguem valor ao produto e a toda a empresa. Logo, o objetivo primordial deste trabalho foi apresentar a percepção dos consumidores em relação ao mix de marketing verde da Natura. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada a metodologia, baseada em pesquisas exploratória, bibliográfica, de campo, qualitativa e quantitativa envolvendo uma amostra de 50 alunos do curso de comunicação social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Cesrei. As dimensões da pesquisa foram: produto (rotulagem, embalagem e marca); preço (preço e custo); praça (prazos de entrega); promoção (comunicação e informação, benefícios, propagação e site). O instrumento utilizado foi um questionário com 10 (dez) perguntas objetivas e 1 (uma) subjetiva, que foram mensuradas através de três categorias adaptadas da escala Likert, quais sejam: concordância, neutralidade e discordância. Nos resultados obtidos, houve maioria de concordância, com relação a produto, praça e promoção; enquanto que, em preço houve maioria de discordância.
DATA: 2012
AUTOR: Thaís Queiroz Silva
ORIENTAÇÃO: Maria Dilma Guedes
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade