Buscamos discutir dentro do comportamento humano nas organizações a avaliação de desempenho como ferramenta propiciadora de estratégias de desenvolvimento das atividades profissionais, especificamente no setor público, como é o caso do CES da UFCG na cidade de Cuité. As mudanças dos processos de trabalho passaram por diversas transformações nos últimos anos, acentuadas principalmente na década de 80, e a gestão de pessoas, hoje, precisa ser focada na interação estratégica. Essa intervenção refletiu-se diretamente nos modos de aplicação do processo de mensuração do desempenho humano, ficando frente a frente com o desafio imposto pela nova realidade: abandonar a postura focada em processos burocráticos, para alavancar o crescimento a partir da humanização do trabalho nas organizações públicas. Este trabalho se enquadra metodologicamente como uma pesquisa com abordagem descritiva e utilizando o método qualitativo de análise. Conforme as constatações advindas do estudo, a adequação de modelos de avaliação de desempenho compatíveis com os desafios estratégicos de uma organização competitiva pode levar a níveis de desempenho alinhados às necessidades individuais dos colaboradores profissionais com vistas à prestação de serviços compatíveis com a expectativa dos clientes, sejam internos ou externos. Embora uma organização mecessite de líderes em todos os seus níveis hierárquicos e em todas as suas áreas de atuação, é na gerência dos processos que reside o ponto mais crítico da liderança, porque é nesse nível que são decodificados e traduzidos os objetivos e necessidades da organização e transformados em metas e esquemas de trabalho para serem implementados e realizados pelos demais colaboradores. Tendo uma avaliação de desempenho eficiente, há possibilidade de a organização se adequar às transformações exigidas nos processos de trabalho que visem ao melhoramento e qualificação dos serviços prestados, onde o homem é colocado como principal articulador das intervenções estratégicas organizacionais.

DATA: 2009

AUTOR: Reginaldo Teixeira Ferreira Júnior

ORIENTAÇÃO:  Jesiel Ferreira Gomes

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia (Especialização em Gestão Pública)

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Administração

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