O marketing como processo administrativo e social, busca satisfazer os anseios de um determinado público-alvo ou clientela, para criar vínculos que atendam aos objetivos de satisfação e necessidades tanto individuais como organizacionais. Com isso, construir relacionamentos com o cliente exige mais que desenvolver o produto ou serviço, ou atribuir-lhe um preço e colocá-lo à disposição no mercado. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo, verificar o nível de satisfação dos clientes externos com relação ao marketing promocional na Orly Citroën, em Campina Grande-PB. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia este estudo baseou-se em Gil (2009) e Vergara (2011), utilizando pesquisas do tipo descritiva, explicativa, bibliográfica, de campo, estudo de caso, quantitativa e qualitativa. O instrumento foi um questionário estruturado, com 15 questões fechadas e 01 aberta, aplicado a uma amostra de 30 clientes da referida empresa. A estatística descritiva foi o meio utilizado para interpretação dos dados. Nos resultados obtidos, verificou-se quanto ao perfil que a maioria é de gênero feminino, encontra-se numa faixa etária acima de 41 anos; quanto ao estado civil e a renda, um percentual elevado, mas que não chegou a ser maioria disse ser casado e dispor de 06 a 10 salários mínimos. Nas cinco variáveis analisadas, houve maioria de concordância em cinco ferramentas (venda pessoal, propaganda, merchandising e promoção de vendas e marketing direto) e que apenas relações públicas não obteve maioria de satisfação. Assim, a Citroën deverá continuar investindo em todas essas ferramentas e principalmente nesta última. Logo, evidencia-se que é fundamental à empresa, identificar a percepção dos clientes em relação às fermentas mais adequadas para o processo de comunicação, a fim de que se possa conhecer melhor suas preferências e necessidades, com o objetivo de adequar seus serviços e seu mix promocional às individualidades desse público.
DATA: 2012
AUTOR: Cleonice Lima dos Santos
ORIENTAÇÃO: Maria Dilma Guedes
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade