Com o advento das novas e múltiplas tecnologias, o primeiro meio de comunicação de massa, o rádio, tem acompanhado o avanço tecnológico, adaptando-se a essas transformações técnicas e às linguagens dos grupos culturais e das novas mídias sociais. A abordagem desse trabalho, baseado nos estudos culturais de Stuart Hall sobre identidade e nos princípios teóricos da Análise do Discurso Francesa (ADF), entende o discurso publicitário como manifestação da língua em movimento, possibilitando a observação da relação entre língua e história que produz regularidades, contradições e efeitos de sentidos a partir das representações culturais, sociais e discursivas em que se inscreve o sujeito social. Levando isso em consideração, esse estudo analisa como em spots e jingles de rádio são (re)construídas as representações discursivas da formação identitária do homem nordestino e como as memórias discursivas, inscritas em situações enunciativas sociais, culturais e históricas, materializam nos enunciados dizeres e re-dizeres fragmentários, moventes, fugidios e adaptáveis a respeito desse homem nordestino. Para isso, foram analisadas oito peças publicitárias, divididas em seis spots de 30″ e dois jingles de 60″, além de uma vinheta de 05″, mercadológicos e institucionais, veiculadas em rádios AM e FM de Campina Grande-PB, no período do primeiro semestre de 2011. A partir da análise, observou-se a princípio que as representações discursivas significam e (re)significam a construção identitária do homem nordestino e se materializam nesses textos publicitários ora de forma silenciada ora explicitada através de marcas linguísticas específicas, reconhecidas como elementos simbólicos de pertencimento de um determinado grupo social. Os spots e jingles de rádio mercadológicos, com o objetivo de divulgar produtos ou serviços, ou institucionais, para promover a instituição que assina a publicidade, se apropriam de marcas identitárias – por vezes generalizadoras e estereotipadas -, inscritas numa memória histórica e discursiva, que repetem e atualizam discursos outros sobre essas representações do homem nordestino, para alcançar seus propósitos publicitários e difundir a marca institucional e ideológica de incentivo às manifestações tradicionais e culturais de uma dada região.

DATA: 2012

AUTOR: Lenício Souto Neiva

ORIENTAÇÃO: Adriana Rodrigues Pereira de Souza

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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