Este estudo científico tenta compreender como funciona o mercado das marcas de luxo e como os consumidores, em especial, as mulheres, reagem e se comportam diante do apelo consumista da Chanel. A referida marca tem uma base sólida construída em cima da imagem feminina, a qual desperta observações subjetivas de requinte, ostentação e qualidade que foram moldadas desde a sua concepção, lhe dando assim, o posto de uma das marcas mais poderosas do segmento de luxo. Diante do exposto, se fez necessário ter conhecimento do histórico da grife e da sua fundadora, Coco Chanel, figura responsável pela mudança no comportamento e do vestuário feminino na década de 20, libertando as mulheres das opressões e das vestimentas rígidas. A partir da identificação dos atributos simbólicos valorizados pelos consumidores, foi feito uma análise sobre as publicidades da marca, utilizando imagens de campanhas publicitárias, de desfiles e eventos. O trabalho teve como objetivo geral identificar os valores presentes nas associações baseadas nas publicidades da marca ao longo dos anos e de forma mais específica objetivou-se entender a relação de consumo de luxo e moda no público feminino, verificar se as associações permanecem perenes depois de quase um século da sua criação e perceber de que maneira a marca e moda Chanel vinculam-se ao mito, Coco Chanel. Foram analisadas 50 imagens e identificadas quinze associações que revelam como funciona a aquisição de artigos de luxo que possuem significados importantes para a sociedade, o que caracterizou a pesquisa como sendo qualitativa, descritiva e estudo de caso. O estudo justifica-se por sua relevância acadêmica, haja vista que o conhecimento a respeito da utilização de imagens como base para o desenvolvimento das análises sobre a influência publicitária, ainda não é bastante difundida. Do ponto de vista social, esta também é relevante uma vez que a publicidade e a consolidação de uma marca repercutem na vida do consumidor e, portanto, na sociedade, sendo seu estudo de interesse desta. Conclui-se que as associações aferidas neste trabalho científico estão diretamente atreladas a mulher Coco Chanel, que imprimiu códigos fortes e precisos sobre o uso da marca e dos valores idealizados pela criadora, que de forma linear orientam, ainda hoje, todo o panorama publicitário, que resulta o êxito da marca no mercado de luxo.
DATA: 2012
AUTOR: Thayná da Cunha Melo Ramos Dantas
ORIENTAÇÃO: Carlos Alberto Ximenes Carneiro da Cunha
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade