A televisão mesmo nos dias atuais ainda é um veículo de comunicação de massa e que ao veicular propagandas, acaba influenciando os seus telespectadores a consumir produtos sejam eles materiais e não-materiais. Provocando nos indivíduos as mais diversas reações. Criatividade e inovação traduzem em poucas palavras os comerciais veiculados atualmente, elementos estes que despertam a cada dia desejos e sensações únicas. O objetivo desta pesquisa é identificar a influência das propagandas televisivas nos consumidores surdos utilizando para esta análise as campanhas: “NATURA Tododia – Rotina” e “Guaraná KUAT – Metromúsica”. Para realizá-la fez-se uso da pesquisa bibliográfica, pesquisa exploratória e descritiva, e aplicação de questionário. Os questionários foram aplicados à população surda do EDAC – Escola Estadual de Áudio Comunicação Demóstenes Cunha Lima, com o objetivo de coletar as opiniões deles a cerca das propagandas televisivas e observar a partir da percepção dos mesmos se os comerciais veiculados na TV influenciavam o consumo dos produtos divulgados. De acordo com as respostas dos surdos, pode-se constatar que as propagandas veiculadas na TV não os alcançam a ponto deles compreenderem o que está sendo transmitido, já que estas, são produzidas e dirigidas a pessoas consideradas normais, que conseguem captar o conteúdo veiculado na televisão e compreende-lo e interpretá-lo. Os surdos afirmaram também categoricamente que a ausência da Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS em propagandas televisivas, prejudica a compreensão deles das mesmas, o que demonstra a total falta de interesse da área publicitária em alcançar este público consumidor, pois talvez não os enxerguem como consumidores em potencial. Contudo, eles consomem os produtos veiculados nas propagandas de TV, não por serem persuadidos por elas, mas por que os seus familiares os levam a consumirem. Conclui-se que as propagandas televisivas, não se preocupam em alcançar todos os públicos indistintamente, pois, no caso dos surdos, não há interesse em transmitir comerciais que de alguma forma trabalhem com a linguagem deles. Assim sendo, vê-se a necessidade de se repensar a forma com que as propagandas veiculadas na TV estão sendo produzidas, para que estas possam privilegiar indistintamente os consumidores, afinal ela, a televisão, ainda é o maior meio de comunicação de massa.

DATA: 2010

AUTOR: Taisa da Silva Santana Rodrigues

ORIENTAÇÃO: Mary Delane Gomes da Costa

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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