O presente trabalho trata-se de uma pesquisa sobre a campanha de publicidade desenvolvida no ano de 1964 para comemorar o Centenário de Campina Grande (PB). Nossa principal fonte de pesquisa foi o Diário do Borborema, periódico de maior circulação da época, arquivos digitalizados no site Retalhos históricos de Campina Grande e o Álbum de figurinhas, acervo pessoal do colecionador Sérgio Ricardo. Como aporte metodológico foi realizado um estudo de caso com o objetivo de descrever o processo de preparação e elaboração da campanha centenária na cidade de Campina Grande, quais foram as “artimanhas” utilizadas pelos publicitários no sentindo de persuasão e de que forma era passado esse discurso informativo e/ou mercantil. Para tanto, nos valemos das discussões trazidas por Souza (2010) e Aguiar (2014) que discorrem sobre o evento que mais movimentou a Rainha da Borborema nos anos 60. Souza faz um discurso de forma poética sobre o grande dia, descrevendo também a forte influência política e, mesmo de forma concisa, nos apresenta um conteúdo em pormenores do orçamento do que ficou acordado para se utilizar na festa. Já Aguiar, além de trazer o detalhamento do processo até a festa principal, o mesmo nos leva a uma reflexão acerca do que denomina como teatralização do poder. Visto que a força política de maneira explicita era predominante na época e com o pouco acesso a informação a população campinense facilmente poderia ser ludibriada quando deparava-se com um relevante discurso persuasivo. No decorrer da pesquisa, percebemos o quanto a publicidade do Centenário foi importante para forjar as imagens de uma cidade desenvolvida e moderna, pois tais representações ainda perduram neste novo século.
DATA: 2017
AUTOR: Jucielma Felix de Queiroz
ORIENTAÇÃO: Fábio Ronaldo da Silva
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade