A marca é peça fundamental no planejamento de marketing, praticamente tudo pode ser comercializado com uma marca específica. Aos bens e serviços oferecidos no mercado, são atribuídos valores psicológicos perceptíveis pelos consumidores através dos estímulos sensoriais que criam a identidade de uma marca. Neste mercado competitivo no qual produtos são ofertados em grande quantidade, com diferenças quase que imperceptíveis, a marca atua como diferencial competitivo através de um conjunto de elementos capazes de estabelecer uma relação de expressividade que distingue um produto do seu concorrente. Face ao exposto, este trabalho teve como objetivo analisar o valor da marca DeMillus na percepção das consumidoras em Lagoa Seca-PB. O modelo metodológico adotado foi um estudo de caso, seguido de pesquisas exploratória, descritiva, de campo e bibliográfica, bem como pesquisa quantitativa e qualitativa, abrangendo uma população amostral, por critério de acessibilidade, de 20 consumidoras da marca DeMillus, em Lagoa Seca-PB. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário composto de 20 questões objetivas relacionadas à proeminência da marca, imagem da marca, desempenho, sentimentos relacionados à marca, julgamentos e ressonância. Para elaboração do questionário levou-se em consideração os elementos constitutivos da pirâmide de construção de brand equity citados por Keller e Machado (2006). Também foi utilizada a escala Likert para a demonstração dos resultados, que admitiu respostas de 01 a 05 pontos, com opções entre “discordo totalmente” até “concordo totalmente”. Verificou-se que em todos os elementos da marca DeMillus avaliados nesta pesquisa, a grande maioria “concordou” com todas as assertivas expostas. Registrando-se maiores índices de “concordância” em relação ao conjunto de assertivas do elemento “desempenho” e o menor índice de “concordância” para o elemento “proeminência” que se refere à frequência com que as consumidoras pensam na marca. Destacando-se, que esta foi a questão com maior índice de neutralidade. Portanto, percebeu-se que a marca DeMillus deverá investir em publicidade para que possa enaltecer e tornar mais visível à marca, pois esta acaba sendo um ponto fraco da marca.
DATA: 2012
AUTOR: Dayanne Mirena de Souza Rocha
ORIENTAÇÃO: Maria Dilma Guedes
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade