O trabalho que aqui se apresenta tem como tema a publicidade nas redes sociais, com objetivo de entender como o anunciante local utiliza os sites de rede social para divulgar seus produtos e serviços. Buscamos refletir sobre como as empresas vêm se apropriando das recentes redes sociais, mais especificamente do Facebook, como ferramenta publicitária. O Brasil é um dos países onde a internet se expande maior intensidade, somado a este fato, também deve ser levado em consideração que os brasileiros possuem uma grande aceitação por sites de relacionamento. O que se percebe diante dessa relação internet e sociedade é que novo perfil de consumidor começou a ser formado desde a chegada e aceitação rede mundial de computadores e, portanto, nossa intenção é entender como o anunciante vem se preparando para lidar com esse novo público. Assim, a questão norteadora do nosso trabalho se apresenta da seguinte forma: como as empresas locais inserem sua publicidade e se relacionam com seu público através da comunicação via internet, de forma interativa utilizando o Facebook como ferramenta de comunicação? Para responder nosso questionamento e atingir nossos objetivos acompanhamos durante 30 dias as postagens nas fanpages de duas empresas campinenses: Bar do Cuscuz e The Time Club. Com base numa pesquisa quali-quantitativa e utilizando o método de análise de conteúdo, verificamos que a utilização do Facebook como ferramenta publicitária é válida quando se trata de uma comunicação rápida e interativa.
DATA: 2012
AUTOR: Daniel Hugo Moreira Borges
ORIENTAÇÃO: Verônica Almeida de Oliveira Lima
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade