A Coca-Cola ao longo de sua existência conquistou milhões de consumidores/seguidores ao redor do mundo. Criada no ano de 1886 por John Pemberton, a Coca-Cola precisou lutar para sair do anonimato até chegar ao que é hoje. Dentro de toda linguagem que ela usa para alcançar de maneira mais efetiva a mente do consumidor uma foi escolhida para esta pesquisa: a sua tipografia. Embora seja um recurso pouco estudado, a tipografia da Coca-Cola possui um design diferenciado e bastante relevante na consolidação e diferenciação da marca, embora não seja de caráter decisivo no processo de comunicação da marca, é relevante a sua aplicação para que o processo de comunicação seja eficaz e que todos os elementos trabalhem em conjunto como um todo. Dessa forma todo processo de comunicação depende para que seja eficaz depende de que suas partes sejam minuciosamente calculadas e planejadas para dessa forma o marketing e a publicidade tenham êxito em suas funções. Assim sendo o discurso de persuasão da Coca-Cola, é consequência de todo um trabalho proposto por muitos anos de consolidação da marca dentro do mercado. Cada elemento que a Coca- Cola (seja ele produto ou não) apresenta está conectado com cada signo representante do produto, ou seja, cada campanha da Coca-Cola traduz exatamente todo o processo de comunicação que a marca trabalhou durante toda a sua trajetória, o que a torna assim, campeã em todas as áreas em que atua. Seguindo esse raciocínio, qual será a importância da tipografia em todo esse contexto comunicacional da marca Coca-Cola? Portanto o objetivo desse trabalho monográfico é elucidar a importância da tipografia no contexto comunicacional da marca Coca-Cola, visando mostrar a importância da mesma para a realização de qualquer trabalho, seja no campo da publicidade, do design gráfico, etc. Dessa forma a pesquisa constitui-se em um estudo de cunho exploratório e bibliográfico com ênfase no método dedutivo a fim de confirmar importância da tipografia nesse processo de construção de significado da marca.
DATA: 2012
AUTOR: Rodrigo Chrystiann Lopes Brasileiro
ORIENTAÇÃO: Arão de Azevedo Souza
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade