Sabe-se que o marketing de relacionamento é uma ferramenta de grande relevância que requer a construção de relacionamentos estáveis e duradouros, através de ações integradas, sistemáticas e contínuas de comunicação e promoção, gerando assim, fidelização dos clientes, que pode resultar de peculiaridades próprias, para agregar valor a produtos e/ou serviços disponíveis pelas empresas. Neste contexto, as micro e pequenas empresas que são grandes geradoras de emprego e renda, necessitam quebrar paradigmas na forma de conquistar e, principalmente, em reter os bons clientes frente ao mercado competitivo. Assim, na busca pelo ideal de sua eficácia, essas empresas procuram prezar pela qualidade de seus produtos e / ou serviços, e nutrir dessa maneira, bons relacionamentos com os clientes, colaboradores e outros públicos. Portanto, este trabalho teve como objetivo propor as micro e pequenas empresas a implantação de um modelo de marketing de relacionamento para atrair novos clientes e reter os já existentes. Para elaboração deste estudo foram utilizadas pesquisas do tipo exploratória, descritiva e bibliográfica. Na proposta de implantação utilizou-se o modelo proposto por Gonçalves, Jamil e Tavares (2002), composto de três ações básicas: interna, tecnológica e desenvolvimento de relacionamento. É válido ressaltar que se os micro e pequenos empresários despertarem para a importância do marketing de relacionamento, provavelmente irão obter sucesso na atração e retenção de clientes.

DATA: 2012

AUTOR: Maria Perpétuo Socorro Barros Casulo

ORIENTAÇÃO: Maria Dilma Guedes

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *