Na sociedade contemporânea, onde a demanda de produtos criados e oferecidos ao mercado de consumo é crescente, as empresas passam a dar menos ênfase ao produto palpável para investir na marca. As marcas são percebidas pelos consumidores como uma entidade perceptual, e são constituídas por componentes do produto e os componentes perceptuais como imagem do usuário, benefícios emocionais/ psicológicos, alma da marca, personalidade da marca, imagem da marca e posicionamento da marca. Além desses componentes, o presente estudo visa analisar a concepção das marcas a partir da teoria de arquétipos emocionais, elementos simbólicos encontrados em diferentes civilizações e que podem ser percebidos na publicidade. Dessa maneira, serão analisados dez comerciais televisivos, sendo cinco da marca Natura e cinco da marca O Boticário. A partir desta pesquisa é possível compreender como as duas marcas da perfumaria nacional utilizam a recorrência de imagens arquetípicas para construir seus conceitos emocionais e se posicionar na mente dos seus clientes.

DATA: 2012

AUTOR: Rafael Ferreira Tomé

ORIENTAÇÃO: Ada Kesea Guedes Bezerra

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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