A manutenção da imagem de uma marca implica planejamento de comunicação por parte das empresas. No caso do mercado de luxo e das marcas ligadas à moda, este planejamento implica também levar em consideração a amplitude do público atingido pela ação promocional e o impacto que esta ação terá na imagem da marca. A técnica de merchandising cinematográfico, que insere a aparição ou menção da mensagem publicitária contextualizando-a com a trama do filme, atende a esta preocupação. A pesquisa irá analisar, a partir das ações de merchandising presentes no filme O Diabo Veste Prada de 2006, as estratégias de comunicação das marcas anunciantes. Para tanto, a pesquisa buscará conceituar merchandising e suas técnicas, além de identificar e descrever as ações de merchandising. No filme, grandes marcas de luxo saturam a obra que trata do mundo de luxo dos grandes desfiles de moda com seus vestidos, bolsas, referências e mitos, ultimamente atingindo uma imensa audiência ao longo dos anos, mas sem com isso massificar pejorativamente os anunciantes. A partir da análise descritiva destas ações, evidencia-se mecanismos eficientes de comunicação publicitária na mídia cinematográfica através do uso do merchandising.

DATA: 2011

AUTOR: Bruna Silva de Lima

ORIENTAÇÃO: Carlos Alberto Ximenes Carneiro da Cunha

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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