A monografia propõe a reflexão do marketing viral no universo cinematográfico contemporâneo. Para tanto, será analisado o marketing promocional do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas (Dark Knight, 2008), na qual, sua divulgação teve origem na internet e fora dela, contribuindo para que houvesse maior envolvimento do público com a obra. Percebemos que na atualidade, a indústria de entretenimento busca novas formas para atingir o consumidor, as mensagens midiáticas passaram a ser mais abrangentes, necessitando da intervenção do universo virtual. Neste ambiente, o consumidor convencional deixa de ser um mero objeto de compra, ele se torna uma peça essencial para a própria estratégia de divulgação do produto. Sob essa perspectiva, a análise da campanha viral do Batman: O Cavaleiro das Trevas trabalhará com o conceito de ideiavirus de Godin (2001) do Buzz de Salzman et al. (2003) e o desenvolvimento do viral através dos conceitos de Penenberg (2009). Debatendo a origem do marketing com Kotler e Armstrong (1999) e outros autores, até a sua forma virtual, inserida no cinema, mostrando que o real e o virtual, estão mais próximos do que podemos imaginar.

DATA: 2011

AUTOR: Bruno Robson Ribeiro dos Santos

ORIENTAÇÃO: Fábio Ronaldo da Silva

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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