Pode-se definir o marketing como processo administrativo e social, o qual busca satisfazer os desejos e necessidades de um determinado público-alvo ou clientela, para criar trocas que atendam aos objetivos de satisfação, de necessidades e a realização de desejos individuais e organizacionais. Com isso, criar bons relacionamentos com o cliente exige mais que desenvolver o produto ou serviço, atribuir-lhe um preço e colocá-lo à disposição no mercado. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo, verificar o nível de satisfação do cliente externo com relação ao marketing promocional na Fiori Veicolo, em Campina Grande – PB. Para a realização da metodologia este estudo baseou-se em Dencker (2003) e Vergara (2008), utilizando pesquisas do tipo descritiva, explicativa, bibliográfica, de campo, estudo de caso e ainda, quali-quantitativa. O instrumento foi um questionário estruturado, com 19 questões fechadas e 01 aberta, aplicado a uma amostra de 28 clientes da referida empresa. A estatística descritiva foi o meio utilizado para interpretação dos dados. A tabulação se deu segundo tabelas de distribuição de frequência e gráficos de barras, através do recurso tecnológico do Microsoft Office Excel 2007, profissional. Nos resultados obtidos, verificou-se quanto ao perfil que a maioria é do gênero masculino e encontra-se numa faixa etária entre 20 a 30 anos; quanto ao estado civil e a renda, um percentual elevado, mas que não chegou a ser maioria disse ser casado e dispor de 05 a 09 salários mínimos. Nas cinco variáveis analisadas, houve maioria de concordância em quatro (venda pessoal, propaganda, merchandising e promoção de vendas) e que apenas o marketing direto não obteve maioria de satisfação. Assim, a Fiori deverá continuar investindo em todas essas ferramentas e principalmente nesta última. Logo, evidencia-se que é fundamental à empresa, identificar a percepção dos clientes em relação às ferramentas mais adequadas para o processo de suas promoções, a fim de que se possa conhecer melhor suas preferências e necessidades, com o objetivo de adequar seus serviços e compostos de promoção às individualidades desse público.

DATA: 2011

AUTOR: Roberta Nóbrega Temóteo

ORIENTAÇÃO: Maria Dilma Guedes

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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