Com base nos estudos realizados acerca do comportamento do consumidor e suas origens, esse trabalho tem como objetivo geral analisar se o conteúdo da peça publicitária “The Entrance” da cerveja Heineken reflete a auto-imagem de seus consumidores. Os objetivos específicos deste estudo traçam o perfil dos entrevistados, identificar as diferentes associações de desempenho e imagem da marca Heineken no universo dos seus consumidores, buscando verificar, a luz dos resultados encontrados, de que forma os consumidores da cerveja Heineken são influenciados pela exposição da figura do herói, protagonista das peças publicitárias da campanha “The Entrance”. A pesquisa foi realizada através de uma entrevista com dez consumidores potenciais de cerveja. O conteúdo abordado na entrevista consta de 16 questões abertas relacionadas ao perfil dos consumidores, marca e o comercial da cerveja Heineken. De base qualitativa e descritiva, a pesquisa, foi realizada durante o mês de novembro de 2011, com consumidores dos estados da Paraíba e Pernambuco contatados aleatoriamente via e-mail. Os dados coletados através do método utilizado foram agrupados e distribuídos por segmento, para que pudessem ser identificados dentro do contexto pesquisado. Através das análises encontradas, concluiu-se que a auto-imagem dos consumidores em relação à marca tem uma força decisiva na escolha da compra e que os consumidores de cerveja tendem a associar seu estilo de vida às situações criadas no universo das peças publicitárias veiculadas pela Heineken.
DATA: 2011
AUTOR: Márcio R. Miranda
ORIENTAÇÃO: Carlos Alberto Ximenes Carneiro da Cunha
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Campanha Publicitária
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade