O Propósito deste estudo é descrever o processo de transformação de um mito moderno criado nos quadrinhos, que se tornou uma mídia de massa que atinge pessoas de todas as idades e de diferentes nacionalidades, em uma das marcas mais populares do mundo. A referida marca apresenta toda uma construção mitológica nos quadrinhos ao longo de setenta e três anos, e para uma compreensão melhor dos fenômenos e elementos associados a sua imagem para o fortalecimento dela, tem-se a necessidade de um conhecimento da cultura em que o personagem foi inserido e o momento sócio-histórico no qual o mundo se encontrava. O objetivo desse trabalho é, através de uma pesquisa descritiva, qualitativa e de um estudo de caso, identificar, a partir das associações da marca Superman, as relações dessas com os traços da cultura norte-americana e, de forma mais específica, apresentar um histórico da marca e identificar as associações primárias e secundárias com ela, através de um levantamento feito com 88 imagens selecionadas e distribuídas entre 14 associações que vieram a fortalecer a marca durante todos esses anos de existência. O estudo justifica-se por sua relevância acadêmica, haja vista que o fenômeno estudado não foi muito explorado no meio acadêmico e que servirá de fonte de pesquisa para análises futuras para outros estudos. Conclui-se que as associações aferidas à imagem do Superman o torna um disseminador de uma cultura e da ideologia americana, e que as outras associações abordam temas históricos tornando o tema abordado rico de informações, que fascina muitas pessoas, proporcionando também um campo vasto para discussões e novas pesquisas. O lado sentimental também deve ser levado em conta, pois os quadrinhos manifestam os desejos adormecidos no ser humano que tem um super-herói dentro de si, que clama por justiça e por um mundo melhor.

DATA: 2011

AUTOR: Rondinelly de Oliveira Gonçalves

ORIENTAÇÃO: Carlos Alberto Ximenes Carneiro da Cunha

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *