Este estudo teve como objetivo geral analisar a importância do marketing na evolução das sandálias Havaianas ao longo de sua história, e como objetivos específicos: identificar as tendências da marca para a sobrevivência no mercado; verificar a influência das ferramentas do marketing como produto, preço, praça, promoção; e observar a importância do marketing para a consolidação e evolução das sandálias Havaianas. A pesquisa visa mostrar a importância de deixar registradas as estratégias utilizadas pela Alpargatas para atingirem com sucesso o reposicionamento da marca Havaianas no mercado, tendo como universo de pesquisa livros e sites voltados para a área de gestões estratégicas de propaganda, marketing e publicidade. O marketing é uma área que concentra todas as suas atividades no cliente/consumidor, sendo determinante para a fidelização da clientela. Dentre as possibilidades deste ramo, em 1993, a São Paulo Alpargatas S/A observou, mediante uma pesquisa, que a marca Havaianas estava perdendo mercado e tinha uma previsão de extinção por volta de 2006. A partir destes dados, foi criado um Plano de Marketing direcionado a impulsionar a marca em todo o mundo, a fundamentação possibilitou o embasamento teórico sobre o marketing e seus principais elementos. Na caracterização da empresa, aborda-se a história da Alpargatas, abordando sua situação e localização no Brasil, assim como sua missão, visão, valores e responsabilidade social. Para a realização deste trabalho, utilizou-se a pesquisa do tipo exploratória, descritiva e bibliográfica. O universo da pesquisa foi o ambiente da Fábrica 22 – Alpargatas, mediante uma entrevista aplicada ao gerente geral da fábrica Sr Otacílio Teobaldo e uma segunda entrevista com o Sr Paulo Lalli ex diretor das Havaianas, o tratamento da análise dos dados foi feito através de uma análise comparativa entre as teorias de marketing estudadas com toda a evolução observada ao longo do tempo pela trajetória das Sandálias Havaianas e interpondo a importância do marketing. Os resultados alcançados demonstram que o marketing das Havaianas foi essencial para a sobrevivência da organização, estando suas ações direcionadas para o produto, preço, promoção e praça. As estratégias de marketing adotadas para revitalizar a marca das Sandálias Havaianas mostraram que, além de essencial, o marketing se utiliza de ferramentas para auxiliar a empresa a competir num mercado global, que sempre necessita de modificações, transformações e inovações de seus produtos.

DATA: 2011

AUTOR: Vanir dos Santos

ORIENTAÇÃO: Carlos Alberto Ximenes Carneiro da Cunha

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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