A publicidade nos dias de hoje é um fator muito importante nos quesitos: atrair um determinado público, criar a necessidade, interferir na decisão de compra e ainda fidelizar o cliente. Porém, nem todos os meios para conseguir tais objetivos são executados através do uso da boa fé. Esta pesquisa trata principalmente do exagero do uso da manipulação de imagem para conseguir chamar atenção do público. Tendo como objetivo principal identificar como o uso exacerbado desta técnica nos anúncios publicitários pode influenciar na autoestima feminina. Utilizando para esta análise dois comerciais intitulados por: “Verão sem Vergonha” e o segundo, de “Evolução”, da Campanha Real Beleza, lançadas pela marca Dove. Foi realizada a partir de pesquisas, quanto ao objetivo fez-se uso da pesquisa explicativa, enquanto ao objeto foi utilizada a pesquisa bibliográfica, junto ao estudo de caso. De acordo com os resultados obtidos, pôde-se constatar que o mau uso da manipulação de imagem nas peças publicitárias pode realmente diminuir a autoestima feminina. Isso, por fazer com que esse público acredite em algo não real e se compare a ele de tal forma que se sinta inferior, pelo fato de fazerem uso dos produtos que a publicidade anuncia e não constatarem os resultados prometidos por ela. Resultados estes, ainda “comprovados” através da imagem, por sua vez tratadas através de softwares e que não retratam a realidade. Desta forma, a publicidade tenta seguir o padrão de beleza da época que se encontra, fazendo uso ou não do irreal. E ainda, que a Dove aproveitou a situação e fez uso de uma grande estratégia de marca – a defesa das consumidoras contra o uso abusivo da manipulação como fantasia.

DATA: 2010

AUTOR: Jéssica Azevedo Fernandes

ORIENTAÇÃO: Glauco Fernandes Machado

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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