O presente artigo analisa como a semiótica contribui para a construção da ideia de luxo (Strehlau, 2008) na marca Louis Vuitton, através da fotografia de Mikhail Gorbatchov na campanha “Core Values” (“valores essenciais”), produzida no ano de 2007 pela marca. O estudo explora a moda como uma expressão social e cultural, analisando brevemente seu desenvolvimento histórico até o apogeu da indústria da moda, refletindo e influenciando comportamentos e valores sociais. Por meio da análise semiótica (Santos, 2019; Perez, 2004; Peirce, 1914), analisamos aspectos ligados a primeiridade, a secundidade e a terceiridade do objeto pesquisado. Os resultados indicam que a Louis Vuitton faz uso de estratégias semióticas para criar uma percepção de exclusividade, conectando seus produtos a narrativas as quais refletem os valores da marca, que são de status, sofisticação e herança cultural. O mérito desta pesquisa está em demonstrar como as marcas de luxo, através de estratégias semióticas, constroem não apenas uma imagem de sofisticação, mas também uma narrativa de status e exclusividade que é essencial para o sucesso contínuo dessas marcas no mercado global.
DATA: 2024
AUTOR: Ana Carolina Diniz Viana
ORIENTAÇÃO: Fabiano Raposo Costa
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Artigo
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade