Na perspectiva da comunicação, a presente pesquisa busca mostrar o processo de transmissão de conteúdo que o tema: A Igreja em Cartaz: a construção da mensagem publicitária nas Campanhas da Fraternidade (CF) vem refletir sobre a importância do cartaz na divulgação de um pensamento em favor do meio ambiente, em sua defesa e manutenção, que aconteceram nas campanhas de 1979, 2004, 2007 e 2011. Esta pesquisa quer destacar a evolução da comunicação ao longo dos tempos, além da linguagem que se utiliza na publicidade. O cartaz e a sua definição favorece ao entendimento do porque do seu uso e a aplicação da mensagem através desta ferramenta. A propaganda religiosa é apresentada como uma realidade que foi se solidificando ao longo dos séculos e assim, por meio dela pode favorecer a criação e ampliação da CF ao longo das últimas décadas. Através da análise realizada nos cartazes se pode perceber o sentido da campanha realizada, os seus efeitos que se pretendia passar e a evolução que ocorreu ao longo destes anos, em se falando de aperfeiçoamento de imagem. Para tanto, foram utilizados como base para a pesquisa autores a exemplo de Kandinsky (2012), Rossi (2003), e Santos (2008) que contribuíram para o desenvolvimento teórico e a análise dos cartazes.
DATA: 2013
AUTOR: José Gleidimar Nunes Teixeira
ORIENTAÇÃO: Silvana Torquato Fernandes
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade