Quando se fala em avanços tecnológicos, sociais e de mercado, é importante também pensarmos nos impactos causados por essa evolução, ou seja, ao mesmo tempo em que produzimos avanços, também produzimos desigualdades e, portanto, criamos diversos problemas sociais. Buscando acompanhar essas mudanças, o marketing se adapta, se modifica e evolui, de acordo com as necessidades de cada época. Utilizando de pesquisa bibliográfica como método para apontar o crescente interesse da sociedade sobre questões como desigualdade social, problemas ambientais, consumismo, entre outros, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um marketing mais humano, focado não só no lucro empresarial, mas também nas questões de proteção do meio ambiente e cuidado com o próximo. Aborda-se, portanto, o marketing social de causa como um modo de promover a marca de forma mais humanizada e em harmonia com o meio ambiente, sem que as empresas percam o poder de desenvolvimento, crescimento, engajamento e rentabilidade. Assim, por meio de estudo de caso, será apresentada a TOMS, uma empresa norte-americana de calçados, que desenvolveu o modelo de negócios One for One, no qual, à medida em que se vende um produto da empresa, outro é doado para pessoas que precisam. De acordo com o exemplo da TOMS, ficou provado que essa modalidade de atuação no mercado (na qual o princípio é a troca entre empresa e sociedade) traz retorno positivo, posto que a empresa passa a ser vista com bons olhos pelos consumidores. Diante disso, este trabalho apresenta a forma com a qual esse modelo de negócios pode ser aplicado dentro das empresas, oferecendo uma análise dos benefícios que o marketing social de causa traz tanto para a empresa quanto para a sociedade.
DATA: 2017
AUTOR: Diego Honório Pontes
ORIENTAÇÃO: Alan Robson de Oliveira
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade