O presente trabalho trata-se de um estudo de caso de três campanhas com a temática LGBT, das seguintes marcas, respectivamente: Sonho de Valsa, O Boticário e Skol. Voltamos nossa visão para as mudanças na sociedade e a abertura de novos horizontes por parte da Publicidade. Com a apresentação de uma breve narrativa da história da comunidade no Brasil, constatamos a importância desse público, que sofreu e ainda sofre tantas discriminações no mundo, uma minoria que luta cada vez mais por igualdade. A mídia que por muito tempo se ocupou em difundir a homossexualidade como doença, começa aos poucos, a servir de meio para disseminar a batalha por direitos da comunidade. O que é visto, é discutido. Estamos vivendo a era da informação, onde a comunicação é chave para tratar de assuntos antes jamais expostos. Raramente algo passa despercebido, o que é veiculado segue o objetivo de atingir um público, assim como a Publicidade e acaba acertando muitos outros alvos. Nossa principal fonte de pesquisa foram livros, ao abordar o Marketing, utilizamos Kotler (2003) que discorre sobre a importância da pesquisa de mercado. Sobre o público LGBT quanto a sua introdução na imprensa brasileira, nos apoiamos nas discussões de Péret (2012) e as questões de gênero debatidas por Mota (2014) e Silva (2017). Valemo-nos ainda do aporte teórico de Leite (2014), onde, ao longo da pesquisa, observamos que há uma linha muito tênue entre representatividade e estereótipos, e um fio condutor que aumenta nossa esperança de evolução, chamado: publicidade contraintuitiva.
DATA: 2017
AUTOR: Tereza Gabriela de Moraes Santos
ORIENTAÇÃO: Fábio Ronaldo da Silva
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade