Nas últimas décadas o número de pessoas conectadas à internet pelo mundo teve um grande aumento, fazendo com que o acesso à informação se tornasse mais fácil, rápido, prático e aproximasse povos de diferentes culturas e lugares. Percebendo toda essa interação entre os usuários, várias empresas passaram a ver essa novidade como uma nova forma de disseminar suas respectivas marcas e produtos, dando início ao que viria a ser chamado de marketing digital. Atualmente a presença dessas empresas na internet é bem forte, mas os métodos utilizados por elas não têm gerado o mesmo engajamento como antes, isto é, estão apenas mantendo os resultados de sempre, sem uma evolução significativa. Sabendo dessa problemática, o objetivo desse trabalho é apresentar uma forma de investimento pouco explorada pelas agências de publicidade e pelas empresas que atuam no meio tradicional do marketing (que utilizam veículos de comunicação padrões, como rádio, tv e mídias impressas), o desenvolvimento de aplicativos móveis para o sistema operacional de telefonia móvel do Google, o Android que, por ser o mais utilizado do mundo, pode trazer resultados mais positivos que qualquer outro concorrente. Utilizando pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva, esse estudo visa apresentar estratégias de marketing digital voltado para o aspecto mobile, desde o planejamento, passando pelo desenvolvimento até a distribuição de um aplicativo móvel de sucesso, a fim de gerar aproximação e interação direta do consumidor com a marca, explorando a criatividade com o intuito de chegar à um público novo não antes alcançado com as táticas utilizadas anteriormente.
DATA: 2017
AUTOR: José Roberto Diniz Júnior
ORIENTAÇÃO: Ailson Ramalho Costa
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade