O marketing é uma área que área que aplica todas as suas atividades baseado no cliente/consumidor. Orienta as organizações a se conduzirem pela direção ao produto, ao preço, a sua distribuição e a promoção para obtenção de sucesso no que se refere ao alinhamento empresarial. Baseado nisso, abordaremos caracteristicamente a história da empresa Alpargatas conceituando seus valores corporativos, visão de futuro, missão empresarial, princípios de conduta e ética, responsabilidade social e ambiental, política de qualidade e suas operações no mundo. Também contextualizaremos historicamente a marca Havaianas como sendo uma das maiores do mundo no termo sandálias, e para isso, a ferramenta do brand equity teve papel fundamental para sucesso tanto da empresa, quanto da marca. As estratégias de marketing tomadas para a empresa e para a marca mostraram que, além de essencial, o marketing emprega ferramentas para auxiliar ambos a competir no mercado global, e a ferramenta mercadológia do brand equity é um delas. Este estudo teve objetivo geral: analisar a trajetória das sandálias Havaianas, fazendo um elo com a história do produto e o desenvolvimento dessa ferramenta estratégica do marketing como posicionamento da marca, e como objetivos específicos: contextualizar historicamente a evolução da marca e seu crescimento no que se refere ao alinhamento empresarial e suas variáveis mercadológicas; Compreender a utilização do brand equity como ferramenta de diferenciação no mercado; e avaliar o desenvolvimento dos elementos da marca de sandálias frente aos seus diversos públicos identificando os aspectos tangíveis e intangíveis. A pesquisa tem como finalidade contribuir para a compreensão do brand equity como um composto do marketing e seu valor agregado à marca com base na percepção de seus consumidores. Dessa forma, é importante discutir a evolução histórica da empresa Alpargatas (1907-2015) como detentora de várias marcas, e também da marca Havaianas (1962-2015) no que se refere ao planejamento estratégico utilizado por elas.
DATA: 2015
AUTOR: Átillo Dennis Galvão e Lima
ORIENTAÇÃO: Ailson Ramalho Costa
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade