A inserção das modernas técnicas de marketing e propaganda nas disputas eleitorais trouxeram importantes mudanças para esse cenário. O ato de comunicar o eleitorado passou por um processo de sofisticação que transforma a comunicação de campanha em um aparelho altamente persuasivo, podendo ser sim, utilizado como meio de manipulação das massas. Partindo desse ponto, o presente trabalho tem como principal proposta, analisar o uso da propaganda negativa do Horário Político de Propaganda Eleitoral Gratuita nos programas eleitorais dos candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) veiculados no segundo turno da campanha para Presidente da República ocorrida no ano de 2014. É feito também, análise de momentos em que a propaganda positiva foi empregada como recurso de persuasão do eleitorado. A intenção é traçar um parâmetro que possa ajudar na melhor definição entre o que é a propaganda negativa e o que é a propaganda positiva. Para o desenvolvimento da pesquisa, serviram como aporte teórico, em especial sobre propaganda negativa, Albuquerque (1999), Desposato (2013) e Steibel (2006). O trabalho conta, ainda, com uma análise histórica a cerca da conceituação e da utilização da propaganda e da publicidade ao longo da história. A pesquisa busca oferecer um maior suporte conceitual sobre o uso dessa ferramenta de propagação de ideias altamente persuasiva chamada propaganda.

DATA: 2015

AUTOR: Andrei Yuri Ramos Araújo

ORIENTAÇÃO: Fábio Ronaldo da Silva

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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