Esta pesquisa tem como objetivo discutir a intertextualidade e o uso de ready-made na produção de filmes comerciais. Por meio da exposição de exemplos e especificamente através de um estudo de caso, o trabalho aborda a aplicação destas estratégias por redatores e diretores de arte no processo de criação dessa vertente audiovisual. Essa dupla de profissionais, responsável pela concretização da ideia do briefing em mensagem nas agências de propaganda, busca durante a criação publicitária inspiração na música, literatura, pintura, cinema e a própria publicidade, fazendo uso da citação e da referência a discursos já conhecidos pela sociedade para a criação de uma mensagem capaz de ajudá-los a atingir seus objetivos de campanha. Através dessa discussão científica e estudo de caso, buscou-se ainda trazer uma breve reflexão crítica acerca da criação em publicidade, a fim de discutir a ideia de que o resultado dessa criação não advém apenas do talento nato e/ou dom dos profissionais envolvidos, como também de uma técnica de raciocínio criativo.
DATA: 2014
AUTOR: Rita de Cássia da Conceição Gomes
ORIENTAÇÃO: Maria Zita Almeida Batista dos Santos
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade