As pessoas portadoras de deficiência visual enfrentam, há muito tempo, várias barreiras de acessibilidade à comunicação e a presente pesquisa tem como objetivo estudar quais essas barreiras e as novas formas de comunicação em marketing sensorial. O estudo traz um tema especializado e por essa característica a bibliografia é reduzida, acredita-se que pela “falta de consciência” de que os portadores de deficiência visual são potenciais consumidores. Para promover o estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de marketing, embasado nas reflexões de Kotler, o segmento sensorial apontado por Solomon, a legislação que protege a pessoa com deficiência visual, com destaque para a Lei no 9.131 do Ministério da Educação e a relação desse público com a publicidade. O corpus da pesquisa é constituído pelas respostas de entrevistas feitas, no mês de novembro de 2013, com cinco portadores de deficiência visual, membros do Instituto dos Cegos de Campina Grande. Eles foram questionados sobre a relação do marketing sensorial e as publicidades nos grandes centros comerciais e shoppings centers e se a publicidade é relevante no processo de compra deles. Como metodologia é utilizada a análise de conteúdo, com base nas orientações de Laurence Bardin. Conclui-se que as pessoas portadoras de deficiência visual são negligenciadas pelas campanhas publicitárias que hoje se tem no mercado. É necessário que as empresas olhem para esse público e vejam nele uma boa fatia do mercado. 

DATA: 2013

AUTOR: Diego Renier Soares Falcão

ORIENTAÇÃO: Rodrigo Emanuel de Freitas Apolinário

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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