O rádio continua “vivo” e a publicidade nele também. Dentro desse universo um dos espaços de grande audiência são as transmissões de futebol. O presente trabalho investiga, através da Análise de Conteúdo, as inserções publicitárias nas transmissões, realizadas pelas emissoras de rádio Panorâmica FM e Correio FM, sediadas em Campina Grande-Paraíba, de uma partida de futebol entre os times Treze e Campinense, realizada no dia 12 de maio de 2013. Durante o estudo é apresentado o percurso histórico do rádio no Brasil, na Paraíba e em Campina Grande, com destaque para a maneira como esse veículo chegou a ser considerado de massa. Na pesquisa se observa a publicidade como a “salvação” das emissoras que encontraram naquela a oportunidade de conseguir os recursos financeiros necessários para a respectiva manutenção, além de como ela se desenvolveu ao longo dos anos, se dividindo em variados gêneros. Durante a análise, apoiada nas contribuições de Laurence Bardin (1979), se observa as condições de produção, as semelhanças e diferenças entre as transmissões das duas emissoras e o conteúdo publicitário disponibilizado para os ouvintes, em quatro momentos: a pré-partida, o jogo, o intervalo e a pós-partida. Ambas as rádios se utilizam da publicidade como fonte de recursos para a manutenção da programação esportiva, mas se distanciam quando se observa a qualidade do conteúdo publicitário e o número de inserções dos anúncios. O estudo mostra que algumas transmissões de futebol devem observar a publicidade com “outros olhos”, questionando até que ponto vale a quantidade ou a qualidade dos anúncios, ou ainda buscando descobrir como a locução/narração do programa radiofônico pode contribuir para uma publicidade mais eficaz.
DATA: 2013
AUTOR: Marino Felizardo Pinto
ORIENTAÇÃO: Rodrigo Emanuel de Freitas Apolinário
TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade