Este artigo analisa a importância do marketing sensorial como uma estratégia
que utiliza os cinco sentidos dos consumidores para estimular a compra no
ponto de venda. Os efeitos do marketing sensorial, mais especificamente o
olfativo, foco desse estudo, são usados para envolver o consumidor nas lojas,
proporcionando uma experiência diferenciada. O objetivo desse trabalho é
mostrar que o marketing olfativo quando utilizado pela loja, consegue atrair e
fidelizar clientes por meio de aromas especialmente desenvolvidos de acordo
com o público-alvo de cada marca. Com um mercado cada vez mais
competitivo, as marcas buscam diferenciar-se da concorrência, e um dos
mecanismos para isso é buscar exclusividade e personalização na experiência
de compra, com o marketing olfativo isso pode acontecer. Para desenvolver
este estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o assunto, assim
como consulta a produções científicas e uma pesquisa realizada por meio
eletrônico, de natureza descritiva e qualitativa com clientes da loja Multi
Cheiros, em Campina Grande-PB, que utiliza o marketing olfativo como
estratégia para aumentar as vendas e fixar a marca. Constatou-se com esse
estudo que mecanismos que despertam o sentido do olfato podem sim fazer
com que o estímulo aos cinco sentidos no ponto de venda ilustra uma
importante oportunidade para uma marca se aproximar de seus clientes, para
que eles sejam fidelizados.

DATA: 2023

AUTOR: Dayse Veríssimo Farias

ORIENTADOR:  Mara Zita Almeida Batista dos Santos

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Artigo

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Administração

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